From Wikipedia, the free encyclopedia
Icarus - Revelações
AuthorGabriel Ribeiro
Cover artistVolney Oliveira
CountryBrasil
LanguagePortuguês
GenreFicção científica, juvenil, aventura
PublisherEditora Alternativa Books, Editora MODO
Publication date
Abril, 2016 (primeira edição) Setembro, 2023 (relançamento)
Media typeImpresso (hardcover)
Pages228
ISBN 978-85-68125-04-5

Icarus – Revelações é o livro de estreia do autor brasileiro Gabriel Ribeiro, categorizado como sendo uma obra de aventura e ficção científica. O livro foi publicado no Brasil inicialmente em 2016 pela Editora Alternativa Books. [1] Em 2023, os direitos da obra foram adquiridos pela Editora MODO, uma ramificação da Editora ELLA, e foi então relançado com uma nova capa e diagramação. [2] [3] Revelações é o primeiro volume da saga Icarus.

O livro intercala narrativa em primeira pessoa, a partir do ponto de vista do protagonista Will Shepherd, com narrativa em terceira pessoa, quando retrata acontecimentos paralelos relacionados a outros personagens.

A história se passa no ano de 2055, onde parte do mundo vive uma aparente paz e prosperidade graças aos avanços tecnológicos da empresa Icarus, que desenvolveu avançados drones de vigilância. Por meio de tecnologia de detecção facial, digitais, análise de microexpressões, cruzamento de fichas criminais e diversos dados pessoais, a Icarus consegue manter uma vigilância em massa constante nos países para os qual presta serviços, evitando crimes antes que aconteçam e encontrando fugitivos com extrema facilidade.

A narrativa segue a vida de Will Shepherd, um adolescente de 16 anos, conforme ele descobre que possui habilidades especiais. Para evitar ser capturado pela empresa Icarus, ele precisa deixar sua vida antiga para trás e unir forças com Anastacia, R.J. e Thomaz, outros jovens em fuga que também possuem habilidades e que utilizam do termo Aprimorados para se referirem a si mesmos. Em uma tentativa de capturar todos eles, a Icarus envia diversos drones e seus próprios Aprimorados para a cidade de Washington D.C., mas falha em todas as vezes graças ao trabalho em equipe e habilidades elétricas de Will.

Icarus – Revelações foi bem recebido pela crítica independente e leitores, com a trama envolvente, escrita ágil, diagramação, personagens carismáticos e mensagens positivas sendo elogiadas. Ainda que algumas críticas mencionem um desenvolvimento mediano para os personagens, complementam que isso pode ser algo compreensível por se tratar do primeiro volume da série. A arte da capa da primeira edição de Revelações, produzida pelo cartunista brasileiro Volney Oliveira, também recebeu elogios, especialmente por ser chamativa e trazer muito bem as características do gênero.

Sinopse

Em um futuro não muito distante, o mundo vive um momento de paz. O índice de violência diminui a quase zero graças aos avanços tecnológicos da empresa Icarus Inc. Drones com equipamentos de vigilância fazem a patrulha nas ruas e policiais treinados e equipados para neutralizar qualquer tipo de ameaça proporcionam um ar se segurança para a população mundial.

Em meio ao caos, Will Shepherd Percebe que suas inseguranças no colégio são as menores de suas preocupações. Ao descobrir que é um adolescente especial, precisa se unir a outros como ele para desvendar os mistérios por detrás de desaparecimentos repentinos e revelar as verdadeiras intenções da maior empresa de tecnologia do mundo. Uma batalha épica em um futuro moderno, mas nada promissor.

Enredo

Na cidade de Seatle, em 2053, o jovem Daniel tenta escapar da polícia, mas eventualmente é capturado e levado para um laboratório secreto. Conforme recobra a consciência da medicação que está sendo aplicada nele, Daniel vê de relance outros cientistas realizando análises em mais quatro adolescentes.

Em Washington D.C., no ano de 2055, Will Shepherd se prepara celebrar seu aniversário de 16 anos ao lado de seus pais, a jornalista Andrea e o fotógrafo Stephen, e amigos do colégio, Luke, Aaron, Patricia, Arthur e Antoine. Will observa algumas fotografias que decoram a parede do apartamento, recordando todas as viagens que fez com os pais, ressentindo o fato de que nunca teve amigos ou um lar de verdade, mas agradecendo por finalmente ter essa oportunidade.

Ainda que a festa comece bem, Will começa a ouvir um alto som em seus ouvidos e acaba tendo a visão de uma garota de longos cabelos pretos que altera a faixa de “Feliz Aniversário, Will” para “Fuja, Will”, fazendo com ele desmaie.

No hospital, os médicos informam que Will está fisicamente bem e que pode ter sofrido um leve ataque de pânico. Ao voltar a dormir, Will sonha novamente com a estranha garota, que ele apelida de Garota Sinistra, que é atacada por figuras sombrias na cidade de Nova York. Ao acordar do pesadelo, Will acidentalmente destrói um dos parelhos do hospital e queima a lâmpada do banheiro, mas não percebe que ele é o culpado por isso.

Nas semanas seguintes ao incidente, Will retorna para o colégio Benjamim Banneker, apenas para ser vítima de rumores inverídicos criados por Jackson Bolivar Junior, um bully que incomodava Will quando ele se mudou para a cidade um ano atrás. Durante uma palestra com um político local, as habilidades de Will começam a se manifestar e ele, novamente sem intenção, acaba destruindo os holofotes do auditório, fazendo com que diversas pessoas se firam com os pedaços de vidro e metal que se desprendem do teto.

Durante a noite, Will sofre de um episódio de sonambulismo e quase pula da sacada do seu prédio, sendo salvo por Luke, que passou a noite no local a pedido de Andrea. Will começa a ter um ataque de pânico e não consegue respirar. Luke, sem saber muito o que fazer, beija o amigo para tentar ajuda-lo a controlar sua respiração. Luke se afasta logo na sequência ao notar que os olhos de Will estão repletos de fios de eletricidade.

Na cidade de Sidney, na Australia, em 2054, a bancária Caroline Winters se prepara para o seu primeiro dia na função de gerente. Contudo, após um breve encontro com um rapaz vestindo uma camisa do time de beisebol Red Sox, Caroline transfere 300 mil dólares para uma conta recém-criada. Após ser escoltada até o banheiro por um policial, Caroline quebra o espelho e começa a atacar as pessoas dentro do banco, no intuito de escapar e encontrar o garoto.

Will e Luke teorizam o motivo de Will repentinamente conseguir controlar eletricidade, realizando treinamentos no porão do prédio onde Luke mora. Algum tempo depois, Will e Luke se encontram com seus outros amigos em uma pista de boliche. Após uma breve conversa, Luke revela a Will que está apaixonado por ele, aperta a sua mão e o beija.

Logo em seguida, uma equipe de mercenários invade a pista de boliche e começa a disparar contra todas as pessoas. Will é capturado e dopado dentro de um furgão, mas é resgatado por Anastácia, uma aluna transferida de São Petesburgo há alguns meses, e R.J., um rapaz de personalidade forte.

Ao recobrar a consciência e entrar em um breve conflito em que R.J. sai vitorioso, Will recebe a informação de que as pessoas na pista de boliche foram mortas, incluindo Luke e seus amigos, e que os jornais atribuíram o incidente a um incêndio. Ana então informa que a verdadeira culpada pelas mortes e pela tentativa de sequestro é a empresa Icarus, que nos últimos anos desenvolveu os avançados drones de vigilância que evitam crimes antes que aconteçam e encontram fugitivos com extrema facilidade.

Ana mostra a Will algumas de suas invenções, como a mesa holográfica que mostra a posição dos drones da Icarus e um pequeno canhão que controla moléculas de objetos, que, graças às suas próprias habilidades de Aprimorada, foram criadas utilizando materiais recicláveis. Para seu espanto, Will ainda conhece Thomaz, um garoto surdo que consegue manifestar sua consciência dentro de reflexos.

Para que Will entenda a gravidade do que está acontecendo, Ana mostra a Will uma série de documentos que ela conseguiu adquirir de maneira ilegal ao invadir os sistemas da Icarus. Neles, Will vê gravações de experimentos em animais e, eventualmente, em humanos que foram capturados pela Icarus há alguns anos. Essas pessoas, após serem injetadas com uma substância que tinha a intenção de encontrar a cura para várias doenças, desenvolveram habilidades e destruíram o laboratório secreta da Icarus. Ana, no entanto, não consegue responder como ela e os outros adolescentes em fuga e que foram capturados, como a Garota Sinistra que Will alucinou, desenvolveram tais habilidades.

Na cidade de São Vicente, Brasil, em 2052, Jessica acorda após uma noite de festa com as amigas sem ter lembranças do que aconteceu. Logo após assistir uma notícia de que vários adolescentes foram encontrados desacordados na orla da praia e levados ao hospital, a polícia chega no apartamento de Jessica e, utilizando de um dispositivo para simular a voz da mãe dela, a sequestram.

Acompanhando Ana para fora do esconderijo subterrâneo onde ficou por uma semana, Will descobre que está nos túneis abaixo do Dupont Circle e começa a planejar uma maneira de ir visitar seus pais e dizer que está vivo. Ao chegar a uma cafeteria, Will corre e entra em um ônibus, mas ao sair é atacado por agentes da Icarus e um aprimorado capaz de diminuir a temperatura ambiente e criar objetos de gelo.

Will é gravemente ferido na perna pelo Aprimorado da Icarus, mas é resgatado por R.J., que o leva até um local seguro. Ana, utilizando de uma de suas invenções, consegue reparar o dano na perna de Will, permitindo que o trio alcance o metrô mais próximo. Ana e R.J., que Will descobre ser capaz de realizar grandes proezas físicas, destroem alguns drones da Icarus, causando um alvoroço entre os cidadãos que não sabem da existência dos Aprimorados e reais intenções da Icarus.

Dentro do vagão do metrô, o grupo é atacado por outros dois Aprimorados enviados pela Icarus, um com a capacidade de controlar sombras e outra que possui um braço mecânico. Os dois Aprimorados se mostram mais capazes e derrotam o grupo de Will, que para evitar o pior absorve a eletricidade dos trilhos. Isso faz com que o corpo de Will inicie uma transformação, passando a ser formado inteiramente de eletricidade. Derrotando os dois Aprimorados, Will, Ana e R.J. conseguem escapar dos túneis do metrô com a ajuda de Thomaz, que os teletransportam para sua casa em Los Angeles.

Tendo descoberto na pele do que a Icarus é capaz, Will promete que fará tudo o que estiver dentro de seu alcance para acabar com os planos da empresa.

No epílogo, Arizona Hellestrom, uma cientista da Icarus, visita a ala médica onde os agentes e Aprimorados feridos estão internados e se mostra extremamente nervosa diante da falha em capturar Will e seus amigos fugitivos.

Personagens

  • Will Shepherd: o protagonista da saga Icarus. Will tem 16 anos, olhos azuis e cabelos loiro escuro. Devido ao trabalho de seus pais, que o adotaram quando ele tinha dois meses de vida, Will viajou para vários países diferentes, fazendo com que o passar dos anos ele se tornasse mais fechado para o mundo. Isso muda quando ele se muda para Washington D.C. e conhece Luke. Will é um aprimorado capaz de gerar e controlar eletricidade, além de poder transformar seu corpo em eletricidade pura. Sempre que utiliza de suas habilidades, os olhos de Will se adotam um tom amarelo elétrico.
  • Luke Capel: melhor amigo de Will. Luke é descrito como tendo 1,85 metros e porte físico de esportista, capitão do time de basquete do colégio e motivo pelo qual Will também começou a jogar.
  • Anastácia Denekin: uma Aprimorada capaz de construir praticamente qualquer máquina, utilizando desde materiais reciclados a restos de alimentos. Ela tem longos cabelos louros e olhos na cor âmbar. Ela é descrita como tendo uma personalidade séria, analisando tudo de maneira lógica e, quando entra em um estado de extrema concentração, preferindo se manter afastada das pessoas. Inicialmente, Ana se passou por uma aluna russa de intercâmbio.
  • R.J.: um Aprimorado capaz de realizar grandes proezas físicas com facilidade. Ele tem um porte físico musculoso, mas é capaz de se mover com extrema graciosidade e agilidade quando necessário. Sua arma de preferência é um bastão que pode ser dividido em dois e que consegue absorver parcialmente energia que é lançada contra ele. É revelado ao final do livro que ele foi enviado para um reformatório, mas não é dito o motivo. R.J. possui uma personalidade forte, muitas vezes preferindo agredir primeiro antes de tentar resolver algo por meio da fala.
  • Thomaz: um Aprimorado capaz de enviar sua essência para diferentes reflexos, além de teletransportar objetos e pessoas por espelhos. Ele tem o cabelo bagunçado e tingido de lavanda e é descrito como sendo um grande fã de histórias de super-heróis. Thomaz escolheu o codinome Espectro para se referir a si mesmo. Por ser surdo, Thomaz de comunica com as pessoas por meio de linguagem de sinais.
  • Eri Ametsuchi: uma garota de descendência asiática, com longos cabelos pretos que cobrem seu rosto. Ela surge para Will em uma visão durante a festa de aniversário dele e depois em um pesadelo. Eri consta como morta nos arquivos da Icarus obtidos por Ana. Will apelidou Eri de Garota Sinistra.
  • Brian: um Aprimorado previamente capturado pela Icarus, que tem a capacidade de controlar as sombras. Ele é descrito como tendo uma preferência por se vestir com roupas escuras, tendo um corte de cabelo rebelde e aparência semelhante a garotos de classe média que se rebelam contra os pais sem motivo. Brian possui um leve sotaque francês, indicando seu país de origem. Will apelidou Brian de Rei das Sombras.
  • Marzia: uma Aprimorada previamente capturada pela Icarus, que tem a capacidade de mudar a composição de seu próprio corpo para assumir as características de outros materiais, como metal e madeira. Ela possui um braço mecânico para substituir o braço esquerdo. Seus cabelos são ruivos e cortados na altura dos ombros e seus olhos são cor caramelo. Marzia é descrita como tendo uma aparência estonteante, capaz de encantar e partir muitos corações. Will apelidou Marzia de Garota Metálica.
  • Garoto Red Sox: um Aprimorado australiano que, com suas habilidades, conseguiu roubar um banco. Ele é descrito como tendo um ar de petulância, olhos cor verde-esmeralda, sorriso perfeito e músculos torneados. Jéssica: uma possível Aprimorada brasileira que foi capturada pela Icarus em 2052.
  • Daniel: um Aprimorado previamente capturado pela Icarus em 2053, que tem a capacidade de diminuir a temperatura dos ambientes e criar objetos feitos de gelo conforme sua vontade. É mencionado que Daniel viu toda sua família morrer na sua frente, durante a invasão de sua casa pelos agentes da Icarus. Daniel é descrito como tendo a pele cor de ébano e uma personalidade levemente sádica. Will apelidou Daniel de Picolé Humano. Em um Q&A feito em seu perfil do instagram, Gabriel confirmou que o garoto descrito no final do capítulo dezenove que ataca Will é Daniel, o mesmo garoto que aparece no epílogo do livro. [4]
  • Arizona Hellestrom: uma cientista da Icarus, responsável pelos testes que geraram os Aprimorados. Ela é descrita como sendo uma pessoa que odeia ser interrompida, perder o controle de situações e de falhas.
  • Harry Zhang: um cientista da Icarus, responsável pelos testes que geraram os Aprimorados.
  • Patrulhas de Vigilância Permanente: drones criados pela Icarus para manter vigilância nas cidades. São descritos como robôs redondos de quase setenta centímetros, em tons de branco e prata com um visor escurecido no centro. Os drones se movimentam por meio de duas turbinas flexíveis, localizadas abaixo de sua carcaça, que emanam um brilho azulado quando estão funcionando. Sem que a população tenha conhecimento, os drones possuem dentro de sua carcaça uma miniatura de canhão que dispara energia concentrada. Todos os drones são programados para terem acesso a diversos banco de dados, especialmente policiais do mundo inteiro, de maneira a identificarem suspeitos que possam estar planejando cometer algum crime, assim como outras maneiras de identificar que uma pessoa comum planeja cometer algo ilícito, incluindo análise de micro expressões e digitais. Ao identificarem um suspeito, os drones ativam um escâner que pode se manter azul, indicando que tudo está bem, ou mudar para vermelho, indicando uma ameaça iminente.
  • Aaron: amigo de Will. Ele adora histórias em quadrinhos de super-heróis.
  • Patrícia Menezes: amiga de Will. Ela é namorada de Arthur. Ela faz parte do grupo de teatro do colégio.
  • Arthur Chamber: amigo de Will. Ele é namorado de Patrícia. Ele adora teorias da conspiração.
  • Antoine Bellini: amigo de Will. Ele é um estudante de intercâmbio, vindo da Itália. Antoine faz parte do time de basquete e é descrito como sendo um paquerador.
  • Jackson Bolivar Junior: um bully do colégio Benjamin Benneker, que tem um tio que trabalha para a Icarus. Jackson foi responsável por espalhar rumores a respeito da vida pessoal de Will quando ele se mudou para Washington e também após o incidente na festa de aniversário de Will. Jackson tem inveja de Will por ele fazer parte do time de basquete.
  • Andrea Shepherd: mãe de Will. Ela trabalha como jornalista. Andrea é descrita como sendo superprotetora, especialmente quando nota que Will pode estar ficando doente.
  • Stephen Shepherd: pai de Will. Ele trabalha como fotógrafo. Stephen é descrito como uma pessoa que não gosta muito de tecnologia, muitas vezes se confundindo sobre como utilizar certos objetos.

No livro, Gabriel apresenta uma variedade eclética de personagens, que variem de nacionalidades e personalidades diferentes. A maior parte dos personagens são adolescentes, mas existem alguns personagens adultos, como os pais de Will e a antagonista Arizona.

Desenvolvimento, publicação e recepção

Desenvolvimento

Em entrevista para a Revista Conexão Literatura, [5] Gabriel disse que a ideia para escrever Icarus – Revelações surgiu durante uma partida de RPG (roleplaying game), em que Gabriel participava como mestre do jogo. Após adaptar detalhes do que havia escrito para se divertir com amigos (um cenário moderno em que determinadas pessoas desenvolveram poderes especiais), Gabriel esboçou as primeiras páginas do que seria o primeiro livro da saga.

Para a sua própria saga, Gabriel se inspirou na maneira como a autora J.K. Rowling desenvolve seus personagens. Já na maneira como planejou o livro, deixando que a história o guiasse conforme escrevia, tomou como inspiração o autor Stephen King. Além desses, Gabriel ainda cita Timothy Zahn e histórias da Marvel como algumas de suas inspirações literárias.

Inicialmente, a história se passaria no Brasil. Contudo, Gabriel optou por trocar a localização para os Estados Unidos, considerando a maneira como o governo, pesquisas e aplicação de tecnologias é realizado nesse país. O Reino Unido também foi considerado para ser o palco da história, mas acabou sendo descartado.

Para Gabriel, a saga Icarus não será tratada como a ascensão de Will para uma vida heroica, tendo como objetivo maior mostrar os perigos do avanço tecnológico nas mãos erradas. Ao mesmo tempo, ainda que nesse primeiro volume exista um pouco de romance envolvendo o personagem principal, a intenção é que isso seja um motivador para ações futuras e não ser um dos pilares centrais da narrativa.

Publicação

Neto Bach, fundador da Editora Alternativa Books, buscava por autores para fazerem parte de seu selo editorial. Por ter amizade com Gabriel Ribeiro, enviou um convite para que uma obra fosse produzida e publicada de maneira independente.

Em maio de 2016, Icarus – Revelações foi oficialmente lançado, [6] contando com um evento presencial no Armazém 165 Cervejaria, na zona norte de São Paulo. No evento foi possível adquirir cópias autografadas. [7]

Em 18 de setembro de 2023, Gabriel anunciou em seu perfil do Instagram que Icarus – Revelações estava sendo relançado, dessa vez pelo selo da Editora MODO. [8]

Assim, o livro recebeu uma nova diagramação e capas e passou a ser vendido diretamente no site da editora. [9]

Recepção

Julia Souza, do site Perdida em Livros elogiou o cenário do livro, classificando-o como uma bela distopia, louvando ainda a diagramação por fazer com que o livro se torne fácil de ser lido. Julia cita ainda que Icarus – Revelações, é um bom exemplo de como autores nacionais são bons e merecem destaque entre os leitores. [10]

Tainá BM, do site Uma Ideia e Vários Rabiscos, deu ao livro a nota de 5 estrelas. Em sua resenha, Tainá comenta que não conseguiu largar o livro, elogiando a escrita rápida de Gabriel Ribeiro. Sobre a narrativa, Tainá comenta que ainda que ela contenha elementos que outros livros já abordaram, a maneira como Gabriel escreveu Icarus inova ao trazer uma nova história e verdades cruéis. [11]

Marcos de Souza, do site Desbravador de Livros, comenta sobre as inspirações do autor, especialmente X-Men e outros livros do gênero, e como isso faz com que o desenvolvimento dos personagens e história siga um padrão já comum dentro da literatura juvenil. Para Marcos, no entanto, isso não é algo prejudicial à obra, comentando rapidamente sobre o enredo trabalhado por Gabriel, como a aplicação do uso de narrativa em primeira pessoa como forma de aproximar o leitor do protagonista e o que automaticamente torna a obra mais interessante e envolvente. A resenha ainda elogia a escrita de Gabriel, classificada como ágil, que faz com que sempre aja um senso de urgência durante a leitura, impulsionando o leitor a continuar seguindo para a página seguinte. Entre as críticas negativas estão o desenvolvimento mediano dos personagens, algo que Marcos comenta ser comum dentro do gênero no primeiro livro de uma saga, assim como alguns problemas de diagramação e revisão realizados pela Editora Alternativa Books. Isso, contudo, não atrapalha significativamente a leitura, que Marcos chama de prazerosa, ainda que possa incomodar leitores mais atentos. [12]

Luciano Otaciano, do site Pensamento Solto, também comenta sobre a escrita ágil de Gabriel, incentivando que leitores mais jovens adquiram a obra. [13]

Dentre os leitores, Icarus – Revelações também recebeu elogios positivos. Na plataforma Skoob, a usuária Livros do Coração diz que foi arrebatada pela história, ainda que não tenha gostado muito da capa, tendo sido transportada para dentro do universo criado por Gabriel rapidamente e finalizando que Icarus foi a melhor leitura dela no mês de janeiro de 2017. [14] Julia – Perdida em Livros elogiou a diagramação da obra, comentado como isso facilita para que a leitura seja realizada de maneira rápida. [15] Já Miguel769 elogiou a escolha de narrativa em primeira pessoa pela facilidade em se aproximar do personagem, assim como a evolução dos personagens, especialmente a dinâmica entre Will e Luke e finalizando que está ansioso pela continuação da saga. [16]

Legado

Sequência

Por meio de uma postagem no Instagram, Gabriel revelou a capa do segundo volume da série, chamado Icarus – Realizações, com expectativa de publicação para o ano de 2024. Diferentemente do relançamento do primeiro volume, Realizações conta com publicação pelo selo da Editora Viseu. [17]

Nessa mesma postagem, Gabriel revelou os nomes de três novos personagens: Vinny Morales, Ashley Quin e Matthew Bailey. Além disso, foi revelado o sobrenome de alguns personagens estabelecidos em Icarus – Revelações: Thomaz Acosta, Brian Dubois, Marzia Dubois, R.J. Aguilar e Daniel Mendez. Algumas semanas após essa publicação, durante outro Q&A em seu perfil, Gabriel confirmou que um personagem citado na publicação original, Peter Walker, é o garoto fã de Red Sox citado no capítulo 8 de Revelações. Também foi publicada uma versão melhorada dos Drones de Vigilância Permanente, mas sem maiores detalhes de quando essa nova versão será apresentada dentro da saga.

References

Category:Livro Category:Literatura

From Wikipedia, the free encyclopedia
Icarus - Revelações
AuthorGabriel Ribeiro
Cover artistVolney Oliveira
CountryBrasil
LanguagePortuguês
GenreFicção científica, juvenil, aventura
PublisherEditora Alternativa Books, Editora MODO
Publication date
Abril, 2016 (primeira edição) Setembro, 2023 (relançamento)
Media typeImpresso (hardcover)
Pages228
ISBN 978-85-68125-04-5

Icarus – Revelações é o livro de estreia do autor brasileiro Gabriel Ribeiro, categorizado como sendo uma obra de aventura e ficção científica. O livro foi publicado no Brasil inicialmente em 2016 pela Editora Alternativa Books. [1] Em 2023, os direitos da obra foram adquiridos pela Editora MODO, uma ramificação da Editora ELLA, e foi então relançado com uma nova capa e diagramação. [2] [3] Revelações é o primeiro volume da saga Icarus.

O livro intercala narrativa em primeira pessoa, a partir do ponto de vista do protagonista Will Shepherd, com narrativa em terceira pessoa, quando retrata acontecimentos paralelos relacionados a outros personagens.

A história se passa no ano de 2055, onde parte do mundo vive uma aparente paz e prosperidade graças aos avanços tecnológicos da empresa Icarus, que desenvolveu avançados drones de vigilância. Por meio de tecnologia de detecção facial, digitais, análise de microexpressões, cruzamento de fichas criminais e diversos dados pessoais, a Icarus consegue manter uma vigilância em massa constante nos países para os qual presta serviços, evitando crimes antes que aconteçam e encontrando fugitivos com extrema facilidade.

A narrativa segue a vida de Will Shepherd, um adolescente de 16 anos, conforme ele descobre que possui habilidades especiais. Para evitar ser capturado pela empresa Icarus, ele precisa deixar sua vida antiga para trás e unir forças com Anastacia, R.J. e Thomaz, outros jovens em fuga que também possuem habilidades e que utilizam do termo Aprimorados para se referirem a si mesmos. Em uma tentativa de capturar todos eles, a Icarus envia diversos drones e seus próprios Aprimorados para a cidade de Washington D.C., mas falha em todas as vezes graças ao trabalho em equipe e habilidades elétricas de Will.

Icarus – Revelações foi bem recebido pela crítica independente e leitores, com a trama envolvente, escrita ágil, diagramação, personagens carismáticos e mensagens positivas sendo elogiadas. Ainda que algumas críticas mencionem um desenvolvimento mediano para os personagens, complementam que isso pode ser algo compreensível por se tratar do primeiro volume da série. A arte da capa da primeira edição de Revelações, produzida pelo cartunista brasileiro Volney Oliveira, também recebeu elogios, especialmente por ser chamativa e trazer muito bem as características do gênero.

Sinopse

Em um futuro não muito distante, o mundo vive um momento de paz. O índice de violência diminui a quase zero graças aos avanços tecnológicos da empresa Icarus Inc. Drones com equipamentos de vigilância fazem a patrulha nas ruas e policiais treinados e equipados para neutralizar qualquer tipo de ameaça proporcionam um ar se segurança para a população mundial.

Em meio ao caos, Will Shepherd Percebe que suas inseguranças no colégio são as menores de suas preocupações. Ao descobrir que é um adolescente especial, precisa se unir a outros como ele para desvendar os mistérios por detrás de desaparecimentos repentinos e revelar as verdadeiras intenções da maior empresa de tecnologia do mundo. Uma batalha épica em um futuro moderno, mas nada promissor.

Enredo

Na cidade de Seatle, em 2053, o jovem Daniel tenta escapar da polícia, mas eventualmente é capturado e levado para um laboratório secreto. Conforme recobra a consciência da medicação que está sendo aplicada nele, Daniel vê de relance outros cientistas realizando análises em mais quatro adolescentes.

Em Washington D.C., no ano de 2055, Will Shepherd se prepara celebrar seu aniversário de 16 anos ao lado de seus pais, a jornalista Andrea e o fotógrafo Stephen, e amigos do colégio, Luke, Aaron, Patricia, Arthur e Antoine. Will observa algumas fotografias que decoram a parede do apartamento, recordando todas as viagens que fez com os pais, ressentindo o fato de que nunca teve amigos ou um lar de verdade, mas agradecendo por finalmente ter essa oportunidade.

Ainda que a festa comece bem, Will começa a ouvir um alto som em seus ouvidos e acaba tendo a visão de uma garota de longos cabelos pretos que altera a faixa de “Feliz Aniversário, Will” para “Fuja, Will”, fazendo com ele desmaie.

No hospital, os médicos informam que Will está fisicamente bem e que pode ter sofrido um leve ataque de pânico. Ao voltar a dormir, Will sonha novamente com a estranha garota, que ele apelida de Garota Sinistra, que é atacada por figuras sombrias na cidade de Nova York. Ao acordar do pesadelo, Will acidentalmente destrói um dos parelhos do hospital e queima a lâmpada do banheiro, mas não percebe que ele é o culpado por isso.

Nas semanas seguintes ao incidente, Will retorna para o colégio Benjamim Banneker, apenas para ser vítima de rumores inverídicos criados por Jackson Bolivar Junior, um bully que incomodava Will quando ele se mudou para a cidade um ano atrás. Durante uma palestra com um político local, as habilidades de Will começam a se manifestar e ele, novamente sem intenção, acaba destruindo os holofotes do auditório, fazendo com que diversas pessoas se firam com os pedaços de vidro e metal que se desprendem do teto.

Durante a noite, Will sofre de um episódio de sonambulismo e quase pula da sacada do seu prédio, sendo salvo por Luke, que passou a noite no local a pedido de Andrea. Will começa a ter um ataque de pânico e não consegue respirar. Luke, sem saber muito o que fazer, beija o amigo para tentar ajuda-lo a controlar sua respiração. Luke se afasta logo na sequência ao notar que os olhos de Will estão repletos de fios de eletricidade.

Na cidade de Sidney, na Australia, em 2054, a bancária Caroline Winters se prepara para o seu primeiro dia na função de gerente. Contudo, após um breve encontro com um rapaz vestindo uma camisa do time de beisebol Red Sox, Caroline transfere 300 mil dólares para uma conta recém-criada. Após ser escoltada até o banheiro por um policial, Caroline quebra o espelho e começa a atacar as pessoas dentro do banco, no intuito de escapar e encontrar o garoto.

Will e Luke teorizam o motivo de Will repentinamente conseguir controlar eletricidade, realizando treinamentos no porão do prédio onde Luke mora. Algum tempo depois, Will e Luke se encontram com seus outros amigos em uma pista de boliche. Após uma breve conversa, Luke revela a Will que está apaixonado por ele, aperta a sua mão e o beija.

Logo em seguida, uma equipe de mercenários invade a pista de boliche e começa a disparar contra todas as pessoas. Will é capturado e dopado dentro de um furgão, mas é resgatado por Anastácia, uma aluna transferida de São Petesburgo há alguns meses, e R.J., um rapaz de personalidade forte.

Ao recobrar a consciência e entrar em um breve conflito em que R.J. sai vitorioso, Will recebe a informação de que as pessoas na pista de boliche foram mortas, incluindo Luke e seus amigos, e que os jornais atribuíram o incidente a um incêndio. Ana então informa que a verdadeira culpada pelas mortes e pela tentativa de sequestro é a empresa Icarus, que nos últimos anos desenvolveu os avançados drones de vigilância que evitam crimes antes que aconteçam e encontram fugitivos com extrema facilidade.

Ana mostra a Will algumas de suas invenções, como a mesa holográfica que mostra a posição dos drones da Icarus e um pequeno canhão que controla moléculas de objetos, que, graças às suas próprias habilidades de Aprimorada, foram criadas utilizando materiais recicláveis. Para seu espanto, Will ainda conhece Thomaz, um garoto surdo que consegue manifestar sua consciência dentro de reflexos.

Para que Will entenda a gravidade do que está acontecendo, Ana mostra a Will uma série de documentos que ela conseguiu adquirir de maneira ilegal ao invadir os sistemas da Icarus. Neles, Will vê gravações de experimentos em animais e, eventualmente, em humanos que foram capturados pela Icarus há alguns anos. Essas pessoas, após serem injetadas com uma substância que tinha a intenção de encontrar a cura para várias doenças, desenvolveram habilidades e destruíram o laboratório secreta da Icarus. Ana, no entanto, não consegue responder como ela e os outros adolescentes em fuga e que foram capturados, como a Garota Sinistra que Will alucinou, desenvolveram tais habilidades.

Na cidade de São Vicente, Brasil, em 2052, Jessica acorda após uma noite de festa com as amigas sem ter lembranças do que aconteceu. Logo após assistir uma notícia de que vários adolescentes foram encontrados desacordados na orla da praia e levados ao hospital, a polícia chega no apartamento de Jessica e, utilizando de um dispositivo para simular a voz da mãe dela, a sequestram.

Acompanhando Ana para fora do esconderijo subterrâneo onde ficou por uma semana, Will descobre que está nos túneis abaixo do Dupont Circle e começa a planejar uma maneira de ir visitar seus pais e dizer que está vivo. Ao chegar a uma cafeteria, Will corre e entra em um ônibus, mas ao sair é atacado por agentes da Icarus e um aprimorado capaz de diminuir a temperatura ambiente e criar objetos de gelo.

Will é gravemente ferido na perna pelo Aprimorado da Icarus, mas é resgatado por R.J., que o leva até um local seguro. Ana, utilizando de uma de suas invenções, consegue reparar o dano na perna de Will, permitindo que o trio alcance o metrô mais próximo. Ana e R.J., que Will descobre ser capaz de realizar grandes proezas físicas, destroem alguns drones da Icarus, causando um alvoroço entre os cidadãos que não sabem da existência dos Aprimorados e reais intenções da Icarus.

Dentro do vagão do metrô, o grupo é atacado por outros dois Aprimorados enviados pela Icarus, um com a capacidade de controlar sombras e outra que possui um braço mecânico. Os dois Aprimorados se mostram mais capazes e derrotam o grupo de Will, que para evitar o pior absorve a eletricidade dos trilhos. Isso faz com que o corpo de Will inicie uma transformação, passando a ser formado inteiramente de eletricidade. Derrotando os dois Aprimorados, Will, Ana e R.J. conseguem escapar dos túneis do metrô com a ajuda de Thomaz, que os teletransportam para sua casa em Los Angeles.

Tendo descoberto na pele do que a Icarus é capaz, Will promete que fará tudo o que estiver dentro de seu alcance para acabar com os planos da empresa.

No epílogo, Arizona Hellestrom, uma cientista da Icarus, visita a ala médica onde os agentes e Aprimorados feridos estão internados e se mostra extremamente nervosa diante da falha em capturar Will e seus amigos fugitivos.

Personagens

  • Will Shepherd: o protagonista da saga Icarus. Will tem 16 anos, olhos azuis e cabelos loiro escuro. Devido ao trabalho de seus pais, que o adotaram quando ele tinha dois meses de vida, Will viajou para vários países diferentes, fazendo com que o passar dos anos ele se tornasse mais fechado para o mundo. Isso muda quando ele se muda para Washington D.C. e conhece Luke. Will é um aprimorado capaz de gerar e controlar eletricidade, além de poder transformar seu corpo em eletricidade pura. Sempre que utiliza de suas habilidades, os olhos de Will se adotam um tom amarelo elétrico.
  • Luke Capel: melhor amigo de Will. Luke é descrito como tendo 1,85 metros e porte físico de esportista, capitão do time de basquete do colégio e motivo pelo qual Will também começou a jogar.
  • Anastácia Denekin: uma Aprimorada capaz de construir praticamente qualquer máquina, utilizando desde materiais reciclados a restos de alimentos. Ela tem longos cabelos louros e olhos na cor âmbar. Ela é descrita como tendo uma personalidade séria, analisando tudo de maneira lógica e, quando entra em um estado de extrema concentração, preferindo se manter afastada das pessoas. Inicialmente, Ana se passou por uma aluna russa de intercâmbio.
  • R.J.: um Aprimorado capaz de realizar grandes proezas físicas com facilidade. Ele tem um porte físico musculoso, mas é capaz de se mover com extrema graciosidade e agilidade quando necessário. Sua arma de preferência é um bastão que pode ser dividido em dois e que consegue absorver parcialmente energia que é lançada contra ele. É revelado ao final do livro que ele foi enviado para um reformatório, mas não é dito o motivo. R.J. possui uma personalidade forte, muitas vezes preferindo agredir primeiro antes de tentar resolver algo por meio da fala.
  • Thomaz: um Aprimorado capaz de enviar sua essência para diferentes reflexos, além de teletransportar objetos e pessoas por espelhos. Ele tem o cabelo bagunçado e tingido de lavanda e é descrito como sendo um grande fã de histórias de super-heróis. Thomaz escolheu o codinome Espectro para se referir a si mesmo. Por ser surdo, Thomaz de comunica com as pessoas por meio de linguagem de sinais.
  • Eri Ametsuchi: uma garota de descendência asiática, com longos cabelos pretos que cobrem seu rosto. Ela surge para Will em uma visão durante a festa de aniversário dele e depois em um pesadelo. Eri consta como morta nos arquivos da Icarus obtidos por Ana. Will apelidou Eri de Garota Sinistra.
  • Brian: um Aprimorado previamente capturado pela Icarus, que tem a capacidade de controlar as sombras. Ele é descrito como tendo uma preferência por se vestir com roupas escuras, tendo um corte de cabelo rebelde e aparência semelhante a garotos de classe média que se rebelam contra os pais sem motivo. Brian possui um leve sotaque francês, indicando seu país de origem. Will apelidou Brian de Rei das Sombras.
  • Marzia: uma Aprimorada previamente capturada pela Icarus, que tem a capacidade de mudar a composição de seu próprio corpo para assumir as características de outros materiais, como metal e madeira. Ela possui um braço mecânico para substituir o braço esquerdo. Seus cabelos são ruivos e cortados na altura dos ombros e seus olhos são cor caramelo. Marzia é descrita como tendo uma aparência estonteante, capaz de encantar e partir muitos corações. Will apelidou Marzia de Garota Metálica.
  • Garoto Red Sox: um Aprimorado australiano que, com suas habilidades, conseguiu roubar um banco. Ele é descrito como tendo um ar de petulância, olhos cor verde-esmeralda, sorriso perfeito e músculos torneados. Jéssica: uma possível Aprimorada brasileira que foi capturada pela Icarus em 2052.
  • Daniel: um Aprimorado previamente capturado pela Icarus em 2053, que tem a capacidade de diminuir a temperatura dos ambientes e criar objetos feitos de gelo conforme sua vontade. É mencionado que Daniel viu toda sua família morrer na sua frente, durante a invasão de sua casa pelos agentes da Icarus. Daniel é descrito como tendo a pele cor de ébano e uma personalidade levemente sádica. Will apelidou Daniel de Picolé Humano. Em um Q&A feito em seu perfil do instagram, Gabriel confirmou que o garoto descrito no final do capítulo dezenove que ataca Will é Daniel, o mesmo garoto que aparece no epílogo do livro. [4]
  • Arizona Hellestrom: uma cientista da Icarus, responsável pelos testes que geraram os Aprimorados. Ela é descrita como sendo uma pessoa que odeia ser interrompida, perder o controle de situações e de falhas.
  • Harry Zhang: um cientista da Icarus, responsável pelos testes que geraram os Aprimorados.
  • Patrulhas de Vigilância Permanente: drones criados pela Icarus para manter vigilância nas cidades. São descritos como robôs redondos de quase setenta centímetros, em tons de branco e prata com um visor escurecido no centro. Os drones se movimentam por meio de duas turbinas flexíveis, localizadas abaixo de sua carcaça, que emanam um brilho azulado quando estão funcionando. Sem que a população tenha conhecimento, os drones possuem dentro de sua carcaça uma miniatura de canhão que dispara energia concentrada. Todos os drones são programados para terem acesso a diversos banco de dados, especialmente policiais do mundo inteiro, de maneira a identificarem suspeitos que possam estar planejando cometer algum crime, assim como outras maneiras de identificar que uma pessoa comum planeja cometer algo ilícito, incluindo análise de micro expressões e digitais. Ao identificarem um suspeito, os drones ativam um escâner que pode se manter azul, indicando que tudo está bem, ou mudar para vermelho, indicando uma ameaça iminente.
  • Aaron: amigo de Will. Ele adora histórias em quadrinhos de super-heróis.
  • Patrícia Menezes: amiga de Will. Ela é namorada de Arthur. Ela faz parte do grupo de teatro do colégio.
  • Arthur Chamber: amigo de Will. Ele é namorado de Patrícia. Ele adora teorias da conspiração.
  • Antoine Bellini: amigo de Will. Ele é um estudante de intercâmbio, vindo da Itália. Antoine faz parte do time de basquete e é descrito como sendo um paquerador.
  • Jackson Bolivar Junior: um bully do colégio Benjamin Benneker, que tem um tio que trabalha para a Icarus. Jackson foi responsável por espalhar rumores a respeito da vida pessoal de Will quando ele se mudou para Washington e também após o incidente na festa de aniversário de Will. Jackson tem inveja de Will por ele fazer parte do time de basquete.
  • Andrea Shepherd: mãe de Will. Ela trabalha como jornalista. Andrea é descrita como sendo superprotetora, especialmente quando nota que Will pode estar ficando doente.
  • Stephen Shepherd: pai de Will. Ele trabalha como fotógrafo. Stephen é descrito como uma pessoa que não gosta muito de tecnologia, muitas vezes se confundindo sobre como utilizar certos objetos.

No livro, Gabriel apresenta uma variedade eclética de personagens, que variem de nacionalidades e personalidades diferentes. A maior parte dos personagens são adolescentes, mas existem alguns personagens adultos, como os pais de Will e a antagonista Arizona.

Desenvolvimento, publicação e recepção

Desenvolvimento

Em entrevista para a Revista Conexão Literatura, [5] Gabriel disse que a ideia para escrever Icarus – Revelações surgiu durante uma partida de RPG (roleplaying game), em que Gabriel participava como mestre do jogo. Após adaptar detalhes do que havia escrito para se divertir com amigos (um cenário moderno em que determinadas pessoas desenvolveram poderes especiais), Gabriel esboçou as primeiras páginas do que seria o primeiro livro da saga.

Para a sua própria saga, Gabriel se inspirou na maneira como a autora J.K. Rowling desenvolve seus personagens. Já na maneira como planejou o livro, deixando que a história o guiasse conforme escrevia, tomou como inspiração o autor Stephen King. Além desses, Gabriel ainda cita Timothy Zahn e histórias da Marvel como algumas de suas inspirações literárias.

Inicialmente, a história se passaria no Brasil. Contudo, Gabriel optou por trocar a localização para os Estados Unidos, considerando a maneira como o governo, pesquisas e aplicação de tecnologias é realizado nesse país. O Reino Unido também foi considerado para ser o palco da história, mas acabou sendo descartado.

Para Gabriel, a saga Icarus não será tratada como a ascensão de Will para uma vida heroica, tendo como objetivo maior mostrar os perigos do avanço tecnológico nas mãos erradas. Ao mesmo tempo, ainda que nesse primeiro volume exista um pouco de romance envolvendo o personagem principal, a intenção é que isso seja um motivador para ações futuras e não ser um dos pilares centrais da narrativa.

Publicação

Neto Bach, fundador da Editora Alternativa Books, buscava por autores para fazerem parte de seu selo editorial. Por ter amizade com Gabriel Ribeiro, enviou um convite para que uma obra fosse produzida e publicada de maneira independente.

Em maio de 2016, Icarus – Revelações foi oficialmente lançado, [6] contando com um evento presencial no Armazém 165 Cervejaria, na zona norte de São Paulo. No evento foi possível adquirir cópias autografadas. [7]

Em 18 de setembro de 2023, Gabriel anunciou em seu perfil do Instagram que Icarus – Revelações estava sendo relançado, dessa vez pelo selo da Editora MODO. [8]

Assim, o livro recebeu uma nova diagramação e capas e passou a ser vendido diretamente no site da editora. [9]

Recepção

Julia Souza, do site Perdida em Livros elogiou o cenário do livro, classificando-o como uma bela distopia, louvando ainda a diagramação por fazer com que o livro se torne fácil de ser lido. Julia cita ainda que Icarus – Revelações, é um bom exemplo de como autores nacionais são bons e merecem destaque entre os leitores. [10]

Tainá BM, do site Uma Ideia e Vários Rabiscos, deu ao livro a nota de 5 estrelas. Em sua resenha, Tainá comenta que não conseguiu largar o livro, elogiando a escrita rápida de Gabriel Ribeiro. Sobre a narrativa, Tainá comenta que ainda que ela contenha elementos que outros livros já abordaram, a maneira como Gabriel escreveu Icarus inova ao trazer uma nova história e verdades cruéis. [11]

Marcos de Souza, do site Desbravador de Livros, comenta sobre as inspirações do autor, especialmente X-Men e outros livros do gênero, e como isso faz com que o desenvolvimento dos personagens e história siga um padrão já comum dentro da literatura juvenil. Para Marcos, no entanto, isso não é algo prejudicial à obra, comentando rapidamente sobre o enredo trabalhado por Gabriel, como a aplicação do uso de narrativa em primeira pessoa como forma de aproximar o leitor do protagonista e o que automaticamente torna a obra mais interessante e envolvente. A resenha ainda elogia a escrita de Gabriel, classificada como ágil, que faz com que sempre aja um senso de urgência durante a leitura, impulsionando o leitor a continuar seguindo para a página seguinte. Entre as críticas negativas estão o desenvolvimento mediano dos personagens, algo que Marcos comenta ser comum dentro do gênero no primeiro livro de uma saga, assim como alguns problemas de diagramação e revisão realizados pela Editora Alternativa Books. Isso, contudo, não atrapalha significativamente a leitura, que Marcos chama de prazerosa, ainda que possa incomodar leitores mais atentos. [12]

Luciano Otaciano, do site Pensamento Solto, também comenta sobre a escrita ágil de Gabriel, incentivando que leitores mais jovens adquiram a obra. [13]

Dentre os leitores, Icarus – Revelações também recebeu elogios positivos. Na plataforma Skoob, a usuária Livros do Coração diz que foi arrebatada pela história, ainda que não tenha gostado muito da capa, tendo sido transportada para dentro do universo criado por Gabriel rapidamente e finalizando que Icarus foi a melhor leitura dela no mês de janeiro de 2017. [14] Julia – Perdida em Livros elogiou a diagramação da obra, comentado como isso facilita para que a leitura seja realizada de maneira rápida. [15] Já Miguel769 elogiou a escolha de narrativa em primeira pessoa pela facilidade em se aproximar do personagem, assim como a evolução dos personagens, especialmente a dinâmica entre Will e Luke e finalizando que está ansioso pela continuação da saga. [16]

Legado

Sequência

Por meio de uma postagem no Instagram, Gabriel revelou a capa do segundo volume da série, chamado Icarus – Realizações, com expectativa de publicação para o ano de 2024. Diferentemente do relançamento do primeiro volume, Realizações conta com publicação pelo selo da Editora Viseu. [17]

Nessa mesma postagem, Gabriel revelou os nomes de três novos personagens: Vinny Morales, Ashley Quin e Matthew Bailey. Além disso, foi revelado o sobrenome de alguns personagens estabelecidos em Icarus – Revelações: Thomaz Acosta, Brian Dubois, Marzia Dubois, R.J. Aguilar e Daniel Mendez. Algumas semanas após essa publicação, durante outro Q&A em seu perfil, Gabriel confirmou que um personagem citado na publicação original, Peter Walker, é o garoto fã de Red Sox citado no capítulo 8 de Revelações. Também foi publicada uma versão melhorada dos Drones de Vigilância Permanente, mas sem maiores detalhes de quando essa nova versão será apresentada dentro da saga.

References

Category:Livro Category:Literatura


Videos

Youtube | Vimeo | Bing

Websites

Google | Yahoo | Bing

Encyclopedia

Google | Yahoo | Bing

Facebook